21/06/2009

Retro-alimentação.

O que é uma merda é que, se formos sinceros mesmos, não temos controle nenhum da nossa mente. Os momentos de euforia e melancolia que nos abalam, por motivos relavantes ou não, são sempre incontroláveis.

É tudo uma manifestação psíquica temporária. Nada permanece, tudo se transforma. As lembranças que ficam são cuidadosamente digeridas pelo inconsciente, de forma que nada escapa da boca sempre aberta do tempo. Se na intimidade da sua mente você ama, odeia, sofre ou goza, é porque assim escolheu. Se você odeia algo, odeia a si mesmo. Se ama algo, ama a si mesmo. Tudo no mesmo espaço, mas não no mesmo tempo. O tempo destrói todas as coisas, menos a vontade de esquecer, e o esforço pra lembrar.

É como alimentação... o tempo destrói todas as comidas, menos a vontade de comer e o esforço pra cagar.

A única experiência psíquica pura é o vazio. Porque quando você pensa sobre algo do mundo da vida... é porque aquilo que você está pensando já morreu.

Eu já escrevi quase tudo isso antes aqui, eu sou uma pessoa muito repetitiva. E se meus últimos posts foram sobre citações de livros, é que cada vez me convenço mais que ler é mais importante que escrever, embora um não faça sentido sem o outro. Tenho lido muitas coisas interessantes...



(Arcimboldo, "O Cozinheiro", 1570)

Nenhum comentário: