21/10/2005

Ligação Insólita

--Alô? Quem fala?
--Alô? É o Almir...
--Que coincidência, meu nome também é Almir...
--Lógico que é! Nós somos a mesma pessoa!
--Como assim?
--Ué? Não lembra? Você tava tão triste, sozinho, querendo conversar com alguém. Então, eu peguei o telefone e liguei pra mim mesmo... e cheguei até você!
--Sei... Eu me lembro disso, só que é estranho conversar comigo mesmo.
--Eu que o diga.
--Mas... é ótimo também... eu... a gente realmente tava precisando falar com alguém. Esse mundo anda tão hostil, essa solidão, essa necessidade de compreensão.
--Arrumar alguém pra conversar de verdade, né? Ser ouvido de verdade. Na maioria das vezes as pessoas não ouvem as outras, apenas esperam a vez de falar.
--Você é muito compreensível... ou melhor... eu sou.
--Convencido... A gente tinha que entender a nós mesmos, pelo menos, já que não entendemos o resto do mundo.
--Sabe... não é falta de amizade... eu tenho tantos amigos e amigas, a Aninha é um belo exemplo.
--Mas não dá pra conversar direito com a Aninha. Ela é tão gostosa que tira a minha... a nossa concentração o tempo todo.
--Tem razão... Aqueles olhos penetrantes e coloridos, aquela boca carnuda, aquela voz doce...
--Aquela bundinha deliciosa...
--Ahhh! que bumbum lindo...
--Ninguém consegue se concentrar com aquela bunda gostosa balançando pra lá e pra cá!
--Tem razão... e mesmo assim a Aninha é meio infantil, sempre os mesmos assuntos bobos, e uma ou duas fica me esnobando... esnobando a gente...
--Pois é... hoje em dia o mundo é assim, as máquinas são mais valorizadas que o ser humano, e no colégio te ensinam que o Vestibular é um monstro terrível que devora os alunos que derem a resposta errada (qualquer semelhança com a mitologia não é mera coincidência), e que no mercado de trabalho, o único jeito de subir na vida, é arrancando a cabeça do próximo!
--Puxa... eu tenho os mesmos grilos... as mesmas preocupações e idéias...
--Lógico, nós somos a mesma pessoa, imbecil!
--Ahhh! É mesmo! Eu estava sentindo falta da proximidade da compreensão... Muito se fala, pouco se entende.
--Puxa vida! Eu já to me enchendo com essa crise existencial!
--Eu não tenho pra quem ligar! Além da Aninha, somente o Mauro seria capaz de me atender, só que o Mauro só fala dele mesmo, o tempo todo!
--O tempo todo! Sujeitinho chato! Já contou pra gente mais de mil histórias sobre as namoradas imaginárias dele, que segundo ele existem mesmo, e sobre suas confusões. Vive falando mal de todo mundo, deve falar mal de nós também.
--Ele não é tão ruim assim... é um bom amigo...
--De que adianta esses amigos? Agora você não tem com quem falar, e fica me enchendo... quer dizer... enchendo a você mesmo com esse papo de solidão.
--Como você pode pensar algo diferente de mim se somos a mesma pessoa?
--Não sei, acho que talvez eu esteja tentando dizer alguma coisa para mim mesmo.
--A gente não se entende a nós mesmos tanto assim...
--É a natureza humana! Somos criaturas que não compreendem nada, mas acham que sabem de tudo.
--O ser humano não entende a si mesmo, muito menos ao próximo, e amor é compreensão, enquanto o ódio é desentendimento. Eu li uma numa história em quadrinhos: "Eu não sei porque os humanos se esforçam para entender o próximo, eles não entendem nem a si mesmos. O ser humano é um animal triste."
--Bonito isso! Triste, mas real. Só que acho que você deveria ler menos história em quadrinho, parece que nunca cresce!
--Não enche... essa conversa tá indo longe demais. Eu não costumo me abrir com os outros tanto assim.
--Mas você tá se abrindo com você mesmo! Talvez seja isso que você precise.
--Vamos terminar essa conversa, você é muito chato.
--Chato é você, oras!...
--É mesmo... esqueci de novo que eu sou você...
--Até mais... e vê se não me amola mais...

--Quando não vai pelo Amor... Vai pelo Ódio...
--Nossa... como ele é mau!...
--Você é insuportável mesmo! Como consigo conviver comigo mesmo?
--Tchau, infeliz...
--Tchau Energúmino...
"Esse foi o dia que Almir brigou consigo mesmo".

2 comentários:

dante disse...

pô legal! muito bom mesmo! tu tem boas idéias. e o nome almir é perfeito. bom eu sou o dante das história e gostei bastante do texto. dá uma olhada no meu blog(eu fiz ele ha pouco tempo e ninguém viu nada do que pus...) e diz o q tu achou dele.
témais.
muito bom mesmo!

L.T. disse...

achei esse almir um pouco bagaceiro... hahahaha.
não, na verdade ele é um cara interessante, e fez uma grande coisa em se abrir consigo próprio.
mas é bom lembrar que até isso não é de graça: nos cobram assim uma coragem para isso.

mas parece que disso somos todos ricos.
muito bonito teu blog.